ABSTÊMIO DO MODELO ONE STEP

abstêmio do modelo one step corresponde a apenas um dos modelos dos fenômenos abstêmios atípicos que podem ser, além deste modelo, o abstêmio superman ou mulher maravilha, abstêmio never relapse, abstêmio wundermittel e abstêmio por trauma.

Indo direto ao ponto, o abstêmio do modelo one step aplica somente uma técnica ou “um passo” para manter-se abstêmio, ou seja, deixa de lado inúmeras técnicas abstemiológicas, mecanismos de manutenção da sobriedade ou, até mesmo, a concretização de “passos” previstos pelos grupos de ajuda mútua. Em alguns casos, efetivamente, tal abstêmio utiliza somente uma técnica abstemiológica para manter-se em processo de abstinência. Apesar disso, mesmo nessa condição, existem pessoas com muitos anos de Vida Abstêmia.  

Assim, esse abstêmio não usa drogas/álcool porque, verbi gratia, “admite sua impotência perante a droga/álcool” ou aplica exclusivamente a técnica do “evite o primeiro gole/dose”. Somente e apenas isso. Esse abstêmio não está interessado em mais nada. Seu único objetivo é não usar drogas/álcool. Entretanto, o risco que essa pessoa está correndo de retornar ao processo adicto é enorme, uma vez que estará afastada da continuidade do processo abstêmio e de sua evolução consciencial. 

Essa pessoa somente aplica o raciocínio “lógico” de que não pode usar drogas/álcool e, deste modo, vive sua vida normalmente. Não existe uma lucidez abstêmia em grau mais complexo. 

O problema disso é que não haverá mudança no sistema ideológico adicto[1] (S.I.A. negativo) e a tendência, cedo ou tarde, é a de que ela retorne ao processo de drogadição. É um risco muito grande fundear toda seu lastro abstêmio[2] em apenas uma técnica abstemiológica. Inclusive, em salas de grupos anônimos e clínicas – ou comunidades – existem muitas pessoas que viveram por longos anos como abstêmios one step e acabaram retornando ao processo adicto. 

Novamente enfatizo: o processo abstêmio exige uma mudança muito maior do que dar apenas um – ou alguns – dos passos no caminho da abstinência. Contudo, o abstêmio do modelo one step não deixa de ser alguém que interrompeu o processo de adicção. Na prática, a única técnica que esse abstêmio utiliza de forma integral é aquela que afirma “evite o primeiro gole/dose”.

Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann

____________

REFERÊNCIAS

[1] Sugerimos, humildemente, a leitura do seguinte texto: DEFORMAÇÃO DA IDEOLOGIA ADICTA

[2] Sugerimos, humildemente, a leitura do seguinte texto: TEORIA DO LASTRO ABSTÊMIO

ZIEMMERMANN, Péricles. PRINCÍPIOS ABSTEMIOLÓGICOS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2019. ISBN 978-85-824565-3-8

ZIEMMERMANN, Péricles. TEORIAS ABSTEMIOLÓGICAS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2019. ISBN 978-85-824566-2-0

ZIEMMERMANN, Péricles. ITINERÁRIOS ABSTEMIOLÓGICOS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2020. ISBN 978-85-924432-3-8

ZIEMMERMANN, Péricles. ABSTEMIOPATIAS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2021. ISBN 978-85-824583-6-5

Para saber mais: CURSOS E CERTIFICADOS

publicado
Categorizado como NOVIDADES

Por Pericles Ziemmermann

Autor dos livros "PRINCÍPIOS ABSTEMIOLÓGICOS", "TEORIAS ABSTEMIOLÓGICAS", "ITINERÁRIOS ABSTEMIOLÓGICOS" e "ABSTEMIOPATIAS". Advogado e especialista em diversas áreas. Pesquisador de temas abstemiológicos. Criador do maior site do Brasil sobre estudos da Vida Abstêmia: Abstemiologia.